Blog

Como o RPA pode contribuir com os processos logísticos

TAYTA Solutions

10/10/2022

5 minutos

A Automação Robótica de Processos (RPA) está presente nos mais variados segmentos e hoje você vai entender como ela pode colaborar nos processos logísticos.

O RPA já faz parte da rotina de inúmeras organizações que enxergam nessa tecnologia a possibilidade de potencializar seus resultados. Mas quando falamos em robôs de softwares, é normal que as pessoas tenham algumas objeções, entre elas, o valor que deve ser investido.

Entretanto é importante lembrar que essa tecnologia pode ser implantada em pequenas, médias e grandes organizações. Para isso, basta adequar a solução conforme às necessidades da organização e ao orçamento disponível.

E se você ainda tem dúvidas sobre o potencial do RPA, saiba que as perspectivas são as melhores:

De acordo com a Robotics Outlook 2030, da Boston Consulting Group, a previsão é de que até 2030, o mercado de robôs cresça até 10 vezes, faturando 260 bilhões de dólares.

O que é a Automação Robótica de Processos

Antes de falar sobre como a Automação Robótica de Processos pode contribuir com os processos logísticos, é importante entender o que é de fato o RPA.

Muito provavelmente, em algum momento, você já ouviu falar sobre essa solução. Mas se você ainda não a conhece muito bem, a TAYTA Solutions te explica.

Trata-se de uma tecnologia capaz de simular ações humanas em sistemas de computadores com o uso de bots. Dessa forma, tarefas repetitivas que antes eram realizadas manualmente por colaboradores, agora podem ser feitas de maneira automatizada.

Assim, enquanto os bots realizam as atividades altamente recorrentes e baseadas em regras, os colaboradores focam no desenvolvimento de estratégias.

O mundo corporativo tem muito a ganhar com o RPA, visto que as instituições têm a oportunidade de realocar seus colaboradores para funções em que eles realmente podem fazer a diferença. E esse é apenas um dos grandes benefícios dessa tecnologia.

Como empregar RPA na logística

Como mencionamos acima, o RPA pode ser aplicado em vários segmentos e em organizações de diferentes portes. Mas nesse artigo vamos falar especificamente de como ele pode fazer a diferença na logística.

No setor logístico há uma grande complexidade devido ao volume de ações que devem ser realizadas para garantir a qualidade dos serviços.

Essa área é responsável pela movimentação, armazenamento, transporte e entrega de mercadorias. E sua função é garantir que os produtos passem por todas essas etapas e cheguem até o cliente em condições ideais e no prazo correto.

Nesse contexto, ao utilizar a Automação Robótica de Processos no setor, é possível otimizar os processos logísticos, tornando-os mais seguros, assertivos e rápidos.

Entenda como o RPA pode ser usado na logística:

Tarefas altamente repetitivas → Sabe aquelas atividades repetitivas, burocráticas e tediosas que, além de ocupar o tempo dos colaboradores, ainda estão sujeitas a erros? Elas podem ser transferidas para bots, que operam ininterruptamente de maneira automatizada.

Integração com outros sistemas → O RPA pode ser integrado e atuar em conjunto com outros sistemas distintos. Assim, é possível utilizá-lo no controle e na alimentação de outros softwares e viabilizar a comunicação entre eles de maneira automática e fluida. 

Gestão logística → O controle de inventário, o estoque e a armazenagem podem ser otimizados com o RPA. Assim é possível ter mais precisão, agilidade e produtividade no gerenciamento de produtos. 

Controle de frota e rastreamento de mercadoria → Integrado a outros softwares, o RPA auxilia no controle de frotas e no rastreamento de mercadorias. A tecnologia pode executar atividades em situações específicas, além de gerar relatórios que colaboram na gestão.

Acompanhamento de status → O RPA possibilita o acompanhamento do status das mercadorias, permitindo o envio de notificações que atualizam a organização sobre horários de coleta e possíveis atrasos que podem ocorrer. 

Gerenciamento de compras → Ao configurar critérios automatizados, como preço, quantidade e periodicidade, o RPA pode efetuar ordens de compra. Além disso, a tecnologia pode ser configurada para prever a oferta e a demanda e garantir a quantidade certa de produtos.

Vantagens de implementar RPA nos processos logísticos

Agora que você já sabe como a Automação Robótica de Processos pode ser empregada na logística, é hora de conferir os benefícios que a tecnologia proporciona para os processos logísticos. Confira:

 

Benefícios que o RPA proporciona para os processos logísticos:  Reduz os erros e retrabalhos, agiliza as atividades, aprimora os processos internos, possibilita maior controle na gestão, garante previsibilidade, possibilita a padronização de resultados, diminui os custos, gera excelente retorno sobre o investimento, aumenta a segurança da informação.

Essa é uma grande oportunidade de garantir vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes. E se você ainda não sabe por onde começar, a TAYTA Solutions está pronta para te guiar ao longo dessa jornada.

Faça a diferença com a TAYTA Solutions

A TAYTA Solutions oferece soluções integradoras e concretas, entre elas as ferramentas tecnológicas, incluindo a Automação Robótica de Processos

Por meio de uma abordagem consultiva, analisamos a fundo todas as necessidades do cliente e personalizamos a solução conforme o que foi mapeado.

Se você quer revolucionar sua organização com o RPA, entre em contato e marque uma conversa para impulsionar seus negócios.

É hora de implementar RPA nos seus processos logísticos! Fale com a TAYTA Solutions e saiba como.

  • Compartilhar:

Comentários

Array

Assine a nossa
newsletter

    © 2021 Codex Atlanticus - Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por

    Layer UP