Blog

Data Driven: como usá-lo para promover o engajamento da equipe

TAYTA Solutions

12/04/2022

4 minutos

Decisões estratégicas fazem parte da rotina do ambiente corporativo e a assertividade é um ponto muito importante, que impacta diretamente nos resultados da organização. Nesse cenário, a cultura Data Driven traz uma base muito mais segura para tomadas de decisões, pois é orientada por dados, aumentando as chances de acerto.

O uso de informações — dados devidamente tratados e analisados — é uma realidade presente em organizações que buscam revolucionar o modo como conduzem seus processos. Sendo assim, as informações soltas, os achismos e o feeling já não são protagonistas desse contexto.

Os negócios que integram a análise de dados em todos os setores da organização têm se destacado no mercado. Afinal, as deliberações se tornam mais convictas e precisas, os erros e riscos diminuem, os processos são otimizados e a performance melhora.

Cerca de 73% das empresas do Brasil dizem ter negócios Data Driven, ou seja, orientados por dados.

 

Vantagens do Data Driven em uma empresa

As vantagens de tornar uma organização orientada por dados podem ser vistas em diversos processos do dia a dia. Separamos alguns desses benefícios a seguir:

– Decisões muito mais precisas

Fica mais fácil identificar o que é preciso para alcançar os resultados necessários e o processo se torna muito mais ágil e assertivo.

– Entregas alinhadas às expectativas dos clientes

É possível avaliar a percepção que os consumidores têm em relação ao produto ou serviço ofertado e aprimorá-lo conforme necessário.

– Prever tendências de mercado

A análise do mercado fica mais eficiente, tornando possível compreender os movimentos do setor com antecedência.

– Melhor adaptabilidade

O mercado é muito dinâmico, porém, com os dados, a organização consegue acompanhar as mudanças e se adaptar habilmente.

– Celeridade na resolução dos problemas

Os colaboradores conseguem detectar e compreender adversidades rapidamente e buscar soluções com presteza e objetividade.

– Redução de custos

Decisões certeiras evitam consequências prejudiciais para os negócios, entre elas, gastos desnecessários, causados por escolhas equivocadas.

 – Equipe mais engajada

Os dados podem trazer indicadores de condutas que podem melhorar as condições de trabalho e estimular os colaboradores.

Entre as diversas vantagens da implementação do Data Driven na sua empresa, está a transformação entre os colaboradores.

É possível promover o engajamento da equipe por meio dos dados?

A resposta, com toda certeza, é sim! Por isso, preparamos esse tópico especial para tratar do assunto.

O engajamento da equipe é fator determinante para o sucesso de um negócio. Um ambiente de trabalho saudável e acolhedor proporciona bem-estar para os colaboradores na mesma medida em que gera melhores resultados para a organização.

Nesse sentido, os dados têm um papel muito importante. Por meio deles, é possível compreender a percepção que cada contratado tem sobre a empresa e o que ele espera da instituição.

A partir dessa análise, um plano de ações pode ser montado para propor soluções que realmente fazem sentido para o time e, dessa forma, estimular as pessoas a se envolverem cada vez mais. 

Com a possibilidade de tomar decisões mais assertivas e ter melhor visibilidade dos resultados de seus trabalhos, os colaboradores também podem se sentir seguros em trabalhar de maneira participativa e até mesmo ficarem mais satisfeitos por fazerem parte do processo de escolhas.

Como implementar a cultura Data Driven em uma organização

Ao inserir a análise de dados na rotina de todos os setores de uma organização, as entregas serão muito mais precisas e compatíveis com as necessidades de cada situação.

Agora que você já sabe a importância do Data Driven no mundo corporativo, é hora de compreender as etapas do processo de implementação:

  1. Estabeleça os objetivos que devem ser alcançados por meio da análise de dados
  2. Integre todos os colaboradores na implantação dessa estratégia
  3. Conte com uma equipe qualificada para realizar a captação dos dados
  4. Defina os Key Performance Indicators (KPI’s) que devem nortear o projeto
  5. Busque plataformas de análise e processamento de dados eficientes 
  6. Faça uma análise detalhada e rigorosa dos dados coletados
  7. Transforme os dados em informações para guiar todas as ações da organização

Apenas 23% das empresas entrevistadas foram consideradas "campeãs de dados". Essa é uma oportunidade para a sua organização se tornar Data Driven e ter vantagem competitiva!

Se você se interessou pelas vantagens que o Data Driven proporciona para as organizações e compreendeu que essa é uma excelente possibilidade de engajar sua equipe, é hora de partir para a ação!

Conheça a Qlik, uma plataforma de Analytics que é líder de mercado a 12 anos consecutivos no Gartner e pode transformar seus dados em resultados!

Entenda como a plataforma Qlik pode te ajudar na orientação para dados da sua organização.

 

  • Compartilhar:

Comentários

Array

Assine a nossa
newsletter

    © 2021 Codex Atlanticus - Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por

    Layer UP